Gestão de Identidade: IAM vs CIAM

Qual é a definição de CIAM?

Uma solução CIAM pode fazer gerenciamento, autenticação e autorização de identidades de clientes automaticamente para garantir uma experiência segura. Isso requer uma gerência de identidade do cliente e uma arquitetura de gerenciamento de acesso construída para extrema escalabilidade e desempenho. Normalmente envolve software ou uma plataforma CIAM de terceiros que permite aos usuários registrarem identidades e criar contas enquanto você gerencia o provisionamento, a atividade e a segurança na web ou serviço móvel.

As melhores soluções CIAM são capazes de proteger os processos de negócios voltados para as necessidades do cliente, fornecendo uma gama abrangente de recursos, incluindo registro do cliente, gerenciamento de conta de autoatendimento, consentimento e gerenciamento de preferências e autenticação multi-fator. A capacidade dos clientes de atenderem a si próprios é essencial, pois uma grande organização pode lidar facilmente com centenas de milhares ou milhões de clientes.

A crescente importância do CIAM é demonstrada no rápido aumento do tamanho do mercado. Em uma recente visão geral do mercado, as vendas de soluções de acesso e identidade do cliente alcançaram US $ 16 bilhões em 2018. Estima-se que o mercado de IAM para consumidores ultrapassará US $ 37 bilhões em 2023.


CIAM vs IAM

O IAM (Gerenciamento de identidade e acesso) é definido como uma estrutura que garante que as pessoas, sistemas e coisas certas tenham acesso aos recursos certos, nos momentos certos e pelos motivos certos. O IAM tradicional foi projetado para proteger o acesso dos funcionários aos sistemas internos, protegidos por firewall corporativo e para aplicativos em nuvem. Isso é frequentemente chamado de abordagem “de dentro para fora” (‘inside out’) para gerenciamento de identidade.

Assim que você precisa acomodar terceiros de fora da organização, as limitações no IAM tradicional começam a aparecer. Essas soluções de gerenciamento de identidade não foram criadas para as necessidades de uma empresa em que a maioria das conexões vem de fora, muitas vezes fora do controle da equipe de TI.

O CIAM é parte de uma nova abordagem “de fora para dentro” (‘outside in’) de gerenciamento de identidade. O gerenciamento de identidade do cliente se baseia no IAM tradicional, adicionando recursos que estabelecem confiança com usuários externos e fornecem mais poder ao cliente, enquanto a equipe de TI interna pode ver exatamente o que cada usuário está fazendo, podendo rapidamente identificar e isolar quaisquer usuários ou atividades suspeitas.

Os softwares de CIAM permitem que você gerencie com base nos atributos do usuário para garantir que os clientes autorizados tenham o acesso de que precisam apenas. Em termos de arquitetura essa soluções é desenvolvida para interoperar facilmente com uma variedade de sistemas e aplicações, tendo alta disponibilidade e escalando-se para milhões de usuários, atendendo de forma confiável SLAs de desempenho e suporte aos padrões do setor.

Quais são os benefícios do CIAM?

Se você ainda está considerando o que o CIAM pode oferecer ao seu negócio, aqui está uma lista de recursos que o Gestão de Identidade do Consumidor poderá fornecer.

Melhor experiência para o cliente

O acesso do cliente foi além de sua presença na web. Você precisa fornecer uma experiência suave e contínua, incluindo web, celular, IoT e outros canais. O software CIAM deve permitir acesso simplificado e perfis de clientes unificados para que seus clientes recebam a experiência que esperam, seja qual for o canal que usam para se engajar. As soluções de CIAM estão oferecendo métodos de acesso sem atrito, como acesso sem senha o que torna a experiência rápida e fácil, encorajando seus clientes a voltar e explorar mais seus serviços digitais.

Visão unificada do cliente

O CIAM permite que você capture dados estruturados e não estruturados de sistemas internos e externos para criar e manter uma única fonte de informação sobre o cliente em um diretório central de identidade corporativa. Com um único hub para todas as identidades, sua solução de identidade de cliente vincula perfeitamente os dados de autenticação e autorização do usuário a outras funções de negócios, como gerenciamento de clientes, inteligência de negócios, vendas, marketing e serviços de suporte.

Recursos avançados de segurança

O CIAM permite que você facilite o processo para que os clientes se cadastrem e estabeleçam seus próprios perfis. A solução CIAM deve permitir o auto-provisionamento de serviços ao cliente, bem como definir os níveis de acesso e a duração do acesso concedido. Mais importante ainda, qualquer software CIAM deve ser capaz de identificar de forma rápida e eficaz onde pode haver problemas ou ataques. Deve ser capaz de detectar comportamentos fora do normal e isolar qualquer tentativa de violação.

As melhores soluções CIAM agora se adaptam dinamicamente os requisitos de segurança em tempo real em resposta aos fatores de risco situacionais, além de fornecer autenticação multi-fator usando códigos de autenticação única, e-mail, biometria e geolocalização para estabelecer autenticação rápida e segura onde quer que o cliente esteja.

Privacidade e conformidade regulatória com LGPD (GDPR)

Com uma nova geração de leis de privacidade de dados, como o LGPD, há um grande foco em como todas as organizações gerenciam os dados dos clientes. A má gestão do consentimento expõe a empresa ao risco de multas e danos à reputação. O CIAM deve dar aos clientes uma visão e controle sobre os dados que você possui, como estão sendo usados ​​e onde estão sendo compartilhados. A boa notícia é que esse é exatamente o tipo de dados que uma boa solução CIAM captura e mantém. A implementação do CIAM pode ser um passo significativo em direção à conformidade com as regulamentações globais e regionais de privacidade de dados mais recentes.

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