Home Office: Resolvendo os problemas mais comuns de VPN

Como resolver problemas comuns de VPN?

Em tempos de home office a adoção da VPN (virtual private network ou rede privada virtual) nas companhias é uma excelente forma de garantir mais segurança para o acesso dos dados da empresa e manter a produtividade com baixo custo. Apesar de ser vantajosa para as empresas, ela pode estar sujeita a alguns erros de conexão. Veja abaixo algumas dicas de como solucionar alguns destes erros.

Você provavelmente está cansado(a) este tipo de dicas de solução de problemas. Mas certifique-se de verificar o seguinte:

Você está conectado a internet? 

Mesmo que tudo pareça bem em sua tela, sua VPN pode estar falhando porque sua internet está fora do ar. Feche sua VPN e verifique a conexão novamente, se o problema persistir, tente o bom e velho método “desconectar e conectar novamente” o cabo de força do seu roteador.

Suas informações de login estão corretas?

Se você costuma digitar seu nome de usuário e senha toda vez que inicia sua VPN, talvez tenha cometido um erro de digitação. Felizmente, a maioria dos programas de VPN dirá se suas informações de login forem inseridas incorretamente, então pelo menos você saberá imediatamente se essa é a razão pela qual sua VPN simplesmente não se conecta.

Mude de servidor se possível

Algumas VPNs oferecem mais de um servidor aos quais se conectar, mas nem todos podem estar funcionando corretamente. Pode haver vários motivos para isso, eles podem estar sobrecarregados com o tráfego ou temporariamente fora do ar.

Felizmente, as VPNs facilitam a conexão com diferentes servidores, então experimente outro. Não se preocupe se estiver usando a localização de um determinado país para acessar o conteúdo, caso sua empresa tenha sedes em diversos países, você pode tentar se conectar em uma link dos EUA por exemplo para verificar se o problema é o link do Brasil.

Tente se conectar a uma rede diferente

Se o erro persistir, pode ser que algo em sua rede está bloqueando a conexão com os servidores. Verifique se você pode usar a VPN após conectar seu computador a outra rede (Wi-Fi, 4G, cabo Ethernet, etc.).

Se a VPN estiver funcionando quando o PC estiver usando outra conexão de Internet, entre em contato com seu administrador de rede ou Provedor de Serviços de Internet para determinar quais configurações de rede ou roteador podem estar bloqueando a conexão VPN.

Reinicie o programa de VPN

Sim, é um clichê, mas fechar o software e abri-lo novamente pode fazer com que tudo volte a funcionar sem problemas. Feche-a totalmente, certifique-se de que não esteja apenas minimizado em seu computador. Se a VPN for um plugin de navegador, feche o navegador e reinicie-o.


Verifique se as configurações da VPN estão corretas

Caso utilize a VPN via configuração do Windows e não via uma aplicação, abra o menu iniciar no Windows 10 e digite “Configurações de VPN”.

Verifique se o endereço do servidor esta correto, assim como a chave compartilhada, tipo de VPN e nome e senha de usuário.

Para ver mais configurações, vá para Centro de Rede e Compartilhamento e clique em Alterar Configurações do Adaptador. Na janela Conexões de rede, clique com o botão direito nas novas configurações de conexão VPN e escolha Propriedades

Se certifique de que todas as informações na guia “Segurança” estão corretas de acordo com o fornecido pelo provedor de VPN ou pela sua empresa.

Reinstalar as mini portas WAN usando o Gerenciador de Dispositivos

Após uma atualização do sistema ou da própria VPN pode ser que seja necessário reiniciar os seus serviços. Para isso siga os passos a seguir:

1 – Pressione a tecla Windows + X ao mesmo tempo no teclado e selecione Gerenciador de Dispositivos no menu de contexto.

2 – Na janela Gerenciador de dispositivos, role para baixo e expanda Adaptadores de rede. Agora, clique com o botão direito em WAN Miniport (SSTP) e selecione Desinstalar dispositivo no menu.

3 – repita o mesmo processo mostrado na Passo 2 para desinstalar o dispositivo de todas as mini portas listadas abaixo, uma por uma:

4 – Agora, clique na guia Ação na parte superior da janela e selecione Verificar se há alterações de hardware no menu de contexto.

Isso irá reinstalar todas as mini portas WAN novamente, como era antes. Então, basicamente, ele os instala recentemente e agora sua VPN deve funcionar novamente.

Verifique o seu firewall

Os firewalls verificam os dados que saem de sua conexão e podem ser bem restritivos quanto ao tráfego que chega ao seu computador.

Alguns firewalls não funcionam muito bem com VPNs, então, como experiência, tente desabilitar temporariamente seu firewall para ver se isso tem um efeito positivo em sua conexão VPN. Não se esqueça de ligá-lo novamente quando terminar de verificar!

Certifique-se de que sua VPN está atualizada

A maioria dos programas de VPN são atualizados regularmente. Alguns deles assumem a forma de ajustes de qualidade de vida para tornar o programa mais fácil de usar, mas outros serão essenciais para a funcionalidade e segurança da VPN, por isso é importante ter certeza de não ignora-las.

Caso use apenas a configuração de VPN do Windows isso não se aplica a você.

Faça uso da função de ajuda da VPN ou entre em contato com a área de TI da sua empresa

Os provedores de software VPN sabem que, em algum ponto ou outro, você pode ter problemas de conexão. É por isso que eles tentam garantir que haja uma função de ajuda integrada. Certifique-se de usá-lo!

No entanto, se você estiver realmente confuso, entre em contato com o provedor de VPN diretamente ou com o time de suporte de TI da sua empresa.

Reinstale sua VPN atual

Se tudo falhar, vale a pena verificar se o problema da VPN está escondido em algum lugar do processo de instalação. Embora você normalmente receba uma mensagem de erro, é possível que seu cliente VPN consiga inicializar, mas não consiga se conectar devido a uma instalação incorreta (Caso a instalação seja recente).

Desinstale o software VPN do painel de controle e reinstale-o. É uma boa ideia baixar o cliente novamente, apenas no caso de você ter um download corrompido e alguns arquivos importantes estarem faltando.

Nota: Essa correção se aplica apenas a VPNs com clientes nativos. Se você fez uma configuração manual, não há necessidade de configurar tudo do zero, pois não há software VPN externo. Para configurações manuais, certifique-se de que todos os detalhes foram inseridos corretamente.

Resolução de erros a partir de códigos de erros

Código de erro 720

O erro 720 acontece quando não há um protocolo apropriado para fazer a comunicação com o servidor. A melhor solução é descobrir quais VPNs são suportadas pelo seu servidor e fazer a instalação de uma delas.

Código de erro 691

Esse erro aparece quando a combinação de senha e nome do usuário não é a correta, ou quando o protocolo de autenticação escolhido não é aceito pelo servidor.

Para corrigi-lo, o primeiro passo é verificar se não ocorreu nenhum erro de digitação. Se ainda assim não funcionar, certifique-se de estar usando o protocolo correto.

Código de erro 800

Este erro ocorre quando o usuário errou na digitação do nome ou endereço para o servidor, o tráfego da VPN está sendo bloqueado por um firewall ou a conexão com a rede local foi perdida.

Para solucionar, comece confirmando os dados do servidor de VPN. Se não resolver, certifique-se que o firewall não está impedindo conexões VPN.

Código de erro 850

Esse erro acontece quando o protocolo de autenticação da conexão não foi corretamente definido ou instalado no dispositivo.

Para contorná-lo é preciso selecionar e definir corretamente os protocolos de autenticação da sua conexão.

Código de erro 51

Neste erro, a comunicação com o subsistema de VPN não acontece. A única forma de resolver a situação é executando um diagnóstico de solução de problemas na conexão de rede local ou reiniciando o serviço de VPN.

Código de erro 721

Já este erro significa que o ponto PPP remoto não está respondendo. Uma das alternativas é revisar as configurações do roteador para confirmar que o Protocolo IP 47 (GRE) e a Porta TCP 1723 estão abertos.

Certifique-se também que o PPTP no roteador está habilitado e o firewall não está impedindo o tráfego.

Código de erro 619

Este código de erro de VPN ocorre quando uma sessão de VPN é subitamente desconectada ou quando o computador tenta estabelecer uma nova conexão. A resolução mais rápida é garantir que apenas um cliente de VPN esteja sendo executado por vez no computador. Se isso não corrigir esse erro comum de VPN, tente desativar temporariamente os seus firewalls ou programas antivírus para ver se eles a estão bloqueando. Este é um código de erro intermitente que também pode ser corrigido pela reinicialização ou reinstalação do cliente.

Código de erro 412

Isso pode ser um erro chato porque exporá a sua rede a estranhos se você não tiver uma VPN com kill switch. Isso é quase sempre uma falha de rede do seu lado, mas se a conexão de rede for forte, o problema provavelmente é uma interferência do firewall. Faça uma rápida re-conexão com o firewall. Se resolver o problema, desconecte e dê uma olhada nas configurações do seu firewall para encontrar a falha.


Fontes:

https://www.itproportal.com

https://thegeekpage.com

https://www.bitdefender.com.br

https://www.penso.com.br

https://pt.wizcase.com

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